A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BOM DIA CRIANÇAS E FAMÍLIAS!!

A CONVERSA DE HOJE É SOBRE O DESENHO E SUA IMPORTÂNCIA...


 O desenho é essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida, é uma forma de comunicação. É por onde a criança expressa seus sentimentos, suas ideias e suas vontades, sobretudo quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita. 

 Quando a criança desenha, ela cria pontes entre seu mundo imaginário e o que é real, externando as suas visões de mundo. Por meio do desenho é possível perceber, por exemplo, se a criança é tímida, se ela tem autoconfiança e também quais os interesses dela. 

 O desenho não deve ser desvalorizado e nem tão pouco limitado. É necessário que ele seja visto como um recurso muito importante, especialmente na Educação Infantil, onde deve ser uma atividade sempre presente, afinal, muitas crianças desenham para demonstrar o que estão sentindo. 

 Ter o espaço do desenho como atividade é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, além de desenvolver o senso de observação, percebendo a variedade de cores, formas e texturas. 

 Os desenhos ajudam as crianças a se desenvolverem de diversas maneiras, entre elas: 

Desenvolvimento socioemocional: O desenho permite que a criança se expresse, aprimorando o controle das emoções e revelando também uma função terapêutica, pois ao estimular atividades artísticas, as crianças tendem a se afastarem de sentimentos de apatia e tristeza, se distanciando de quadros de ansiedade e até mesmo depressão. 
 Por meio do desenho a criança retrata suas experiências na busca da própria identidade, sendo uma forma de expressar o seu dia a dia. Quando a criança desenha, trabalha com a linguagem, conhecimento e imaginação, e isso ajuda na formação da sua subjetividade, além de ser possível identificar como a criança percebe o contexto social e histórico, a qual está inserida. 

Desenvolvimento motor e artístico: Enquanto a criança desenha, ela desenvolve diversas habilidades. O ato de controlar um lápis ou o giz de cera num movimento de pinça, desenvolve a coordenação motora. Isso acontece a partir dos 3 anos, quando a criança sai do desenho de garatujas para desenhos com mais sentido. 
 Incentivar a prática de desenhos para crianças com habilidade motora reduzida pode ajudá-las a evoluir dentro de suas limitações. 

 Além disso, nas atividades com desenhos a criança também desenvolve a criatividade, deixando livre a imaginação. 

PARA SABER MAIS: https://jornadaedu.com.br/praticas-pedagogicas/desenho-na-educacao-infantil-qual-sua-importancia/ 



ESCOLHA UMA DAS ATIVIDADES ABAIXO, REALIZE-A E ME ENVIE ❤:

1. Desenho de Observação: 
Materiais: recortes de revistas, giz de cera, lápis de cor, tintas, canetas hidrocor, papel. 
Objetivo: Trabalhar a concentração e a observação. 
Campos de experiências: Corpo, gestos e movimentos; O eu, o outro e o nós; Traços, sons,cores e formas. 
Atividade: Pedir às crianças que observem bem a sua casa. Solicitar que toquem as paredes, o chão, os materiais e os brinquedos. Depois, solicitar que elas desenhem o que observaram, escolhendo o material que preferem usar. Quando terminarem, expressar o que viu, ouviu e sentiu durante a observação e registro. 

2. Arte e natureza: 
Materiais: folhas de árvores, pétalas de flores, pedrinhas, galhos e giz de cera. 
Objetivo: Desenvolver noções de cuidado com o meio ambiente, amplificar possibilidades de criação. 
Campos de experiências: Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós; 
Atividade: No jardim, no parque ou mesmo dentro de casa, observar imagens da natureza. Falar sobre a importância de cuidar do meio ambiente e pedir que as crianças criem desenhos usando os próprios elementos da natureza que tiverem acesso, como por exemplo, uma pedrinha, folhas de árvores, flores. 

3. Desenho livre: 
Atividades de desenho livre, proporcionam que as crianças se expressem livremente, colocando seus sentimentos e suas percepções no papel. Devemos valorizar essas criações, assim as crianças se sentem motivadas, aumentando sua autoestima e o aprendizado. 

5. Desenho coletivo: 
Materiais: Papel, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera. 
Objetivo: desenvolver o trabalho em equipe, interação. 
Campos de experiências: O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimento; Escuta, fala, pensamento e imaginação. 
Atividade: Ouvindo uma música clássica, solicitar que as crianças desenhem suas impressões sobre o que sentiram ouvindo a música. Para esta atividade dar certo é necessário você convidar os seus familiares para participar. 


AGUARDAMOS AS IMAGENS DA SUA ATIVIDADE... DIVIRTAM-SE!! 

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❤ INDICAÇÃO DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS PÁG. 39, 40 E 41



BEIJOS E ABRAÇOS DE URSO... 

PROFESSORAS: ELAINE E FRANCIELI 🌵 

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