CONHECENDO A GALINHA D'ANGOLA
Olá, turminha!
Na segunda-feira apreciamos a história de Bruna e a galinha d'Angola. E hoje convidamos vocês a saberem um pouco mais dessa espécie de galinha, que é originária do continente africano.
A galinha d'Angola, também conhecida como galinha-do-mato, capote, guiné, tô-fraca, foi trazida ao Brasil na época da colonização portuguesa.
Com relação as características físicas, são encontradas três tipos:
🔸 Pedrês - cinza com bolinhas brancas, sendo a mais comum
🔹 Inteiramente branca
🔸 Pampa - uma mistura entre as duas anteriores.
Elas são extremamente agitadas e barulhentas, sendo seu grito "tô-fraco" inconfundível. Vejam se conseguem identificar, no vídeo abaixo, o som por elas emitido.
Viram como gritam!?
E justamente por isso, muitas vezes são utilizadas como guardas, pois quando percebem a presença de estranhos ou qualquer anormalidade, começam a gritar.
Costumam andar em bando e são muito organizadas: cada grupo tem um líder, fácil de ser identificado no momento da alimentação, já que, enquanto o bando se alimenta, o líder vigia, começando a comer somente após verificar se está tudo em ordem.
As galinhas d'Angola se alimentam de grãos, frutas, sementes, insetos e pequenos répteis.
Vocês podem fazer com lápis, giz de cera ou tinta. Com esta última pode-se realizar o carimbo da mão e depois completar com bolinhas brancas, como na imagem abaixo.
Não esqueçam de se comunicarem conosco pelo e-mail da turma ou aqui no blog.
5cjereissati@gmail.com
Beijinhos,
🌹 Professoras: Elaine e Francieli 🌹
Comentários
Postar um comentário